Coluna Resenhando Por Esporte: Resenha de Joyland - Stephen King



Titulo: Joyland
Autor: Stephen King
Editora: Hard Case Crime
Pág: 284
Edição: 1º Edição
ISBN: 9781781162644
Skoob:  Aqui

Sinopse:
Situado em uma cidadezinha da Carolina do Norte em 1973, Joyland conta a história do verão em que o estudante Devin Jones vai trabalhar em um parque de diversão e confronta o legado de um assassinato cruel e a possibilidade de uma criança morrer. Ambos os fatos mudarão a sua vida para sempre (tradução livre).

Joyland, o novo romance de Stephen King, é um bicho estranho. Publicado, recentemente, pela Hard Case Crime, o livro é uma mistura de mistério, horror e amadurecimento. Já foram adquiridos os direitos de publicação no Brasil pelo selo Suma de Letras. Não há previsão de publicação ainda, mas provavelmente será no ano que vem...

Em Joyland, King escreveu um romance que possui muito de sua marca registrada: amadurecimento, mistério, assassinatos e amizades. O livro é um pouco diferente do habitual de King, embora seja reconhecível que o livro é de King desde o começo. Na medida em que você lê, mais você percebe o quanto o rei é capaz de tecer uma história bastante simples em algo grande.
A narrativa é contada a partir do ponto de vista de Devin Jones, lembrando do seu verão em Joyland durante seu tempo na universidade. Enquanto os acontecimentos são narrados, o benefício da retrospectiva nos permite alguns comentários do presente e do passado e de cada fato que vivenciou, dando à história mais emoção e permitindo que você acredite que de fato ele é um homem velho contando uma história da juventude. As memórias de seu primeiro amor, a queda de um relacionamento e sua reação em relação a isso, todos desempenham um grande papel na história. Mas King não se limita descrevendo estes aspectos de Devin, mas  sim, sobre a principal atração de Joyland: o próprio parque.
Qualquer pessoa que tenha ido a algum parque de diversões ou passear na feira vai reconhecer instantaneamente as descrições vívidas que King emprega ao explorar Joyland. Eu suspeito que até aqueles que nunca foram terão dificuldades em não fechar os olhos e ver se o lugar não ganha vida. O parque é um personagem em si e não apenas um local no romance. Com um espírito Feirante e personagens agradáveis, Joyland é o lugar perfeito para esta história. A história do assassinato desempenha um grande papel nas revelações que irão ser descobertas, mas talvez não seja tão grande quanto esperávamos.


Joyland é um romance excepcional. Um simplório! King mostrou que pode ser sentimental, às vezes. Você não vai sentir medo, não vai dar gritos de horror, mas nas últimas páginas você pode simplesmente derramar uma lágrima.

Um comentário :

  1. Olá,
    Esse livro parece ser no mínimo interessante, talvez eu leia em 2014. Parabéns pela resenha, muito centrada e desenvolvida, gostei principalmente da seguinte parte:

    "Joyland é um romance excepcional. Um simplório! King mostrou que pode ser sentimental, às vezes. Você não vai sentir medo, não vai dar gritos de horror, mas nas últimas páginas você pode simplesmente derramar uma lágrima.", gostei muito descrição do livro. Enfim é isso, aproveito para desejar um feliz ano novo, e q vc leia mais em 2014 do que em 2013. :D

    Abraços e boas leituras!!!

    http://amandatrindadepalavrasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir