Coluna Livros: Resenha de Cinquenta Tons de Cinza


Cinquenta Tons de Cinza


Titulo: Cinquenta Tons de Cinza
Autor: E L James
Editora: Intrínseca
Titulo Original: Shades of Grey
Tradução: Adalgisa Campos da Silva
Pág: 455
Skoob: Aqui

Sinopse
Quando Anastásia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja - mas em seus próprios termos. Chocada e ao mesmo tempo seduzida pelas estranhas preferências de Grey, Ana hesita. Por trás da fachada de sucesso - os negócios multinacionais, a vasta fortuna, a amada família -, Grey é um homem atormentado por demônios do passado e consumido pela necessidade de controle. Quando eles embarcam num apaixonado e sensual caso de amor, Ana não só descobre mais sobre seus próprios desejos, como também sobre os segredos obscuros que Grey tenta manter escondidos... 


Resenha:

Cinquenta tons de cinza é uma história de amor, um amor diferente, mas mesmo assim é uma história de amor. É contada sob a ótica de Anastasia , e por isso se torna mais romântica. 
Ela se encanta por Christiam assim que o conhece. Tímida e inexperiente, não consegue resistir e é seduzida por ele, um homem fechado, misterioso, sombrio mas lindo.
Ele é atormentado por traumas de seu passado obscuro e só consegue demonstrar algum tipo de afeto através do controle sob a pessoa, e esse controle é maior e ate cruel  na hora do sexo, quando sua natureza dominadora se torna completa.
Anastasia sofre com esse jeito dele, mas enxerga através de seus traumas uma necessidade de liberdade desses fantasmas que nasceram, talvez já na sua infância.
Apaixonada por ele, ela  tenta com seu amor curar suas feridas, mas não imagina quanta dor e quantas lagrimas isso vai lhe custar. 

Minha opinião:

Tenho lido muitas criticas sobre as cenas de sexo contidas nesse livro, sinceramente acho pura hipocrisia  porque coisas piores, e de mais fácil acesso esta na internet, o que é muito pior porque muitos tem preguiça de ler , mas acha ate divertido procurar só com algumas tecladas e sem o menor pudor, ficam curtindo na maior naturalidade. E todo mundo sabe que tem cenas quentes no livro e se lê é porque quer. 

O Autor
Foto -E.L. James
EL James é o nome de guerra de uma jovem escritora que se tornou um fenômeno literário que assinala um marco na Era Digital. 

A consagração veio há pouco, quando ela apareceu no topo da lista dos bestsellers do NY Times, na soma de livros de papel e livros eletrônicos. Em dose tripla. James fez uma trilogia, como Stiegg Larsson. 

Primeiro, ela surgiu na internet, pelas mãos de uma pequena editora americana. Depois, o enorme sucesso a empurrou para o papel. Agora, ela vai também para o cinema: a Universal comprou os direitos. Importante: a arrancada foi na base do boca a boca. Não houve campanhas de publicidade. 

Qual o segredo? 

Comprei no Kindle e li rapidamente 40% — até a contagem de páginas é diferente na internet – o primeiro volume da trilogia de James, chamado 50 Tons de Cinza. (Não sei se seguirei adiante. Meu tempo de leitura é limitado, e tenho que fazer uma seleção severa. 

Mas o que li, aliado a uma pesquisa concentrada, foi suficiente para entender o sucesso. 

James conquistou milhares de mulheres – o grosso de seu público – com o erotismo feminino. O sexo é farto em sua obra. E fácil de consumir. É como se você estivesse vendo um filme de Hollwood, acompanhado de um saco de pipocas. James não é, literariamente, refinada e sutil como Anais Nin, a grande escritora erótica que foi nos anos 1930 parceira sexual e literária de Henry Miller. É bem mais comercial. Por isso mesmo, seu público é dezenas de vezes maior que o de Anais. 

A história, passada em Seattle, gira em torno de um casal dos sonhos, um homem e uma mulher jovens, lindos e ricos – e apaixonados. Ele tem um único problema, que ela vai descobrindo aos poucos: é patologicamente controlador. A outra coisa nova que ela conhece nele depois do casamento é que ele gosta de sexo sadomasoquista. Fora o sexo, o enredo tem a dose certa de suspense: parece haver algo de suspeito nos negócios do herói. 

Os especialistas em mercado de livros acham que James abriu a porta para algo de que as leitoras do novo milênio estavam ávidas: histórias eróticas. Ela teria captado o zeitgeist – o espírito do tempo. Alguns prevêem uma enxurrada de romances feminismo eróticos. 

Quem é ela? 

Há ainda um mistério em torno disso. Até aqui, a mídia não descobriu o nome real de EL James. O que se sabe é que ela é inglesa, mãe de dois filhos, mora em Londres, tem pouco mais de 30 anos e trabalha em televisão. 

EL James entrou já na história literária – não pelo talento, mas por ser o sinal mais evidente de que o futuro dos livros, gostemos ou não, é digital.


Postado por Cleide Borges: 


Sou Cleide Borges, Moro em pratinha MG, Curso Faculdade de Administração, Gosto muito de ler e resolvi ingressar como colunista nesse blog. Sou Evangélica, Casada, tenho 1 filho que por acaso e o dono deste blog... Vou ajudar nos Posts e nas novidades também. Beijos e Abraços a todos.

2 comentários :

  1. De tanto falarem, eu queria muito ler esse livro. Até que li... E realmente não vi motivo de tanta polêmica... Gostei bastante do livro, embora acho que ela cometeu grandes deslizes em algumas partes... Mas não pretendo ler a continuação a série tão brevemente.
    Ótima resenha!

    Juliano. (diariodeumledor.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, eu sim vou ler a continuação mas só nas ferias.

      Excluir