Resenha Divergente-Veronica Roth

Divergente

Titulo: Divergente
Titulo Original: Divergent
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco- Jovens Leitores
Pág: 502
Edição: 1º Edição
ISBN: 978-85-7980-131-0
Skoob: Aqui


Sinopse:
Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.



Resenha:
(Alerta de Spoilers)
"Uma escolha pode te transformar"
Beatrice e uma garota comum, nascida na facção da Abnegação, aos seus 16 anos Beatrice ira passar  por um teste de aptidão, que ira definir a qual facção ela pertence, mas no dia do teste um problema acontece, os resultados de Beatrice são inconclusivos. O seu teste havia eliminado apenas 2 facções: "Amizade" e a "Franqueza.". O que indica que ela está entre a "Erudição", "Audácia", e "Abnegação". Então Tori a aplicadora do teste a diz que ela e uma "Divergente", mas essa palavra e perigosa, ela terá que guardar esse segredo para si mesmo, Ninguém absolutamente ninguém poderá saber disso. Mas Por que ?( Era o que Beatrice Queria Saber).
O dia da cerimonia chegou, e Beatrice terá que escolher entre 3 facções. Beatrice então em seus pensamentos elimina uma facção a Erudição, a pior inimiga da sua atual facção( Abnegação).
Ele então terá que pingar o seu sangue em um pote com o simbolo da facção, eis a duvida cruel. Pedra Cinza( Abnegação ), ou Brasas( Audácia ). Então a sua escolha surpreende a todos, principalmente a ela e sua família, mas como ela já tinha ouvida muito:
"A facção antes do sangue"
Então agora Beatrice era oficialmente um iniciado da "Audácia"

Conheça um pouco mais sobre as facções:

Há décadas, nossos antepassados perceberam que a culpa por um mundo em guerra não poderia ser atribuída à ideologia política, à crença religiosa, à raça ou ao nacionalismo. Eles concluíram, no entanto, que a culpa estava na personalidade humana, na inclinação humana para o mal, seja qual for a sua forma. Dividiram-se em facções que procuravam erradicar essas qualidades que acreditavam ser responsáveis pela desordem no mundo.Os que culpavam a agressividade formaram a Amizade.Os que culpavam a ignorância se tornaram a Erudição.Os que culpavam a duplicidade fundaram a Franqueza.Os que culpavam o egoísmo geraram a Abnegação.E os que culpavam a covardia se juntaram à Audácia.Trabalhando juntas, as cinco facções têm vivido em paz há anos, cada uma contribuindo com um diferente setor da sociedade. A Abnegação supriu nossa demanda por líderes altruístas no governo;a Franqueza providenciou líderes confiáveis e seguros no setor judiciário; a Erudição nos forneceu professores e pesquisadores inteligentes; a Amizade nos deu conselheiros e zeladores compreensivos; e a Audácia se encarrega de nossa proteção contra ameaças tanto internas quanto externas. Mas o alcance de cada facção não se limita a essas áreas. Oferecemos uns aos outros muito mais do que pode ser expressado em palavras. Em nossas facções, encontramos sentido,encontramos propósito, encontramos vida. Longe delas, não sobreviveríamos.(DIVERGENTE. Capítulo 5. Páginas 48, 49 e 50)

Logo no inicio de tudo eles foram obrigados a pular de um trem em movimento, saltar de um enorme prédio sem saber onde iam cair. E nossa protagonista Beatrice, para abrir com chave de ouro e a primeira a pular, lá em baixo havia um buraco havia uma rede, lá em baixo perguntaram:
_Qual e o seu nome?
_Meu nome e Tris.
Depois de sair da rede com seu nome mudado agora ela precisa de um boa noite de sono, pois dali para frente sua vida seria difícil. Juntamente om os outros inciados. ela foi encaminhada a um dormitório, onde ficariam todos. No dia seguinte eles começariam a iniciação, para entrar na Audácia.
Essa Iniciação era composta por três etapas:
1º Priorizava o estado físico.
2º O Emocional.
3º O Mental.
Depois de eles passarem por estas três etapas ai sim se tornariam verdadeiros membros da Audácia.
Mas no meio disto tudo um outro mal estava acontecendo, a Erudição tramava um guerra contra a Abnegação e usara todos os membros da Audácia para lutar contra ela. Através de um soro todos iriam ficar desacordados, matando pessoas sem saber o que estavam fazendo, mas nesse ponto Tris tinha uma chance, os Divergentes eram imunes ao Soro.
Descubram Mais Lendo o Livro.


Minha Opinião:

Eu Simplesmente amei o livro não tenho nem como explicar o quanto gostei, ele tem uma narrativa solta, um vocabulário atual, o que deixa a gente mais ligado a historia. Cada capitulo termina no meio de uma coisa importante o que deixa o leitor preso querendo saber o que vai acontecer logo a seguir.
Ganhei esse livro num sorteio do Blog: Coração de Papel, espero poder ler o ultimo da trilogia pois ganhei os dois primeiros. O tamanho da letra e ótimo para se ler, a folha num tom Amarelado facilita bastante a leitura principalmente a noite. A capa bem elaborada da um destaque e uma vontade maior ainda de ler o livro. E Eu Acho que e Só.
Boa Leitura a Todos.
Feliz Natal...
Postado Por Leandro Borges



14 comentários :

  1. Hum...muito bom ;)
    Tenho uma amiga que é super fã de divergente (e com certeza vai me arrastar pra assistir ao filme rsrs)... ela iria amar esta resenha :3
    Eu gostei bastante, mesmo não detestando spoiler, neh ... Pretendo ler o livro em breve e acho que vou gostar também ;)

    Obs: Toma só um pouco mais de cuidado com os erros de ortografia. Fica a dica ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, rsrs Amo Dar Spoiler por que amo encontrar Spoilers, rsrs acho que vc vai gosta de deste sim....
      Abraços...

      Excluir
  2. É a minha trilogia preferida depois de Warthia! Parabéns pela resenha. Só não curto o tanto de spoilers que vc deu. Beijo, Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk, Amo Dar Spoilers, por que amo ler Spoilers...
      Essa Com Certeza minha trilogia Favorita

      Excluir
  3. Adorei este livro e o segundo também. Pena que em Portugal ainda não tenha saído o último livro da trilogia porque estou super ansiosa pelo final que creio que será espetacular.

    http://comunidadefantastica.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi Comentários de que o ultimo livro, não e tão surpreendente, quanto os dois primeiros... E que final e muito ruim, mas vamos esperar pra ver....

      Excluir
  4. Gostei bastante da resenha! Me conquistou, quero esse livro!!! Seu blog é muito bom!!1 Feliz Natal para vc!
    Abraços
    http://literaturabstrata.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, o livro e muito bom mesmo... To Louco pra ler o terceiro
      Abraços

      Excluir
  5. Opa, adorei a resenha, está ótima! Ainda vou ler esse livro, porém pretendo ler em inglês! Tem para vender na livraria da minha cidade, mas tô sem grana, então vou esperar ter dinheiro e comprar de uma vez o box!
    Feliz natal!
    Beijinhos ;3
    http://bmpcarneiroescreve.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Bibi, pra vc também... O Livro e muito bom acredito que vc não vá se arrepender de ler...
      Beiijos....

      Excluir
  6. Acabei encomendando o livro de tanto dizerem que é muito bom. Então agora vou ver. Se desejar pode seguir o o blog http://leituracomamorecarinho.blogspot.com.br/ meire :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já Vou lá seguir e comentar....
      Obrigado...
      Ele e Ótimo acho que vai gostar...

      Excluir
  7. Oi Le...
    Eu estou LOUCA para ler esse livro... Você viu que sairá o filme né? Quero ler antes de assistir ao filme... Adoro temáticas assim... E parabéns pela resenha... E agora a expectativa para ler os outros né? :/

    Beijoss
    Lylu - Relíquias da Lylu
    http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Lu...
      Sou louco com essa trilogia, se bem que tenho o Segundo mas até hj não li...
      Estou Ansioso Esperando o Filme...

      Excluir