Coluna Resenhando Por Esporte: Resenha de Elantris - Brandon Sanderson



Titulo: Elantris
Autor: Brandon Sanderson
Editora: Leya
Pág: 576
Edição: 1º Edição
ISBN: 9788580445046
Skoob:  Aqui


Sinopse
O príncipe Raoden, de Arelon, foi um dos tocados pela maldição que o levou a viver, ou a tentar sobreviver, em meio à loucura e maldições da cidade caída que, desde a maldição, tornara-se um cemitério para os que foram amaldiçoados. Prestes a se casar com Sarene, filha do rei de um país vizinho de Arelon – uma mulher que nem chegou a conhecer pessoalmente, mas que, mesmo com um casamento politicamente forçado, passou a conviver por meio de cartas – o príncipe é dado como morto, uma situação que parece ser irremediável, mas que precisa de explicações. E são esses mesmos esclarecimentos que Sarene procura ao chegar em Arelon e descobrir que tornara-se viúva antes mesmo de conhecer seu marido. E a partir daí começa a entender que terá que tomar conta de tudo sozinha, principalmente de um homem chamado Hrathen, um dos mais poderosos nobres, que está disposto a substituir o rei Iadon, pai de Raoden, para poder converter o país à religião Shu Dereth.Elantris, que intercala capítulos sobre Raoden, Sarene e Hrathen, é uma obra cheia de energia e histórias fantásticas que não permite que o leitor pense em outra coisa, senão, na cidade de Elantris e suas maldições.



Elantris, publicado pela Tor, em 2005, e pela editora Leya, em novembro de 2012, foi o primeiro romance publicado por Brandon Sanderson e tornou-se rapidamente um dos meus favoritos. Elantris era uma cidade grande e reluzente, povoada por pessoas que foram abençoadas pelo Shaod, uma poderosa magia que transformou as pessoas em "deuses". Isso foi até 10 anos atrás, quando um evento cataclísmico fez com que a magia de Elantris falhasse, transformando seus cidadãos-deuses em mortos-vivos incapazes de executar até mesmo a mais básica magia que mantinha a cidade. Elantris agora se assemelha a um deserto de ruínas, uma prisão para as pessoas amaldiçoadas pela Shaod isolado do resto do mundo.
Raoden, o Príncipe da Arelon, foi amaldiçoado pelo Shaod e lançado em Elantris. Ele quer saber o que fez a magia falhar de modo que ele possa recuperar sua vida e restaurar Elantris à sua antiga beleza. Sarene, a princesa de Teod, está noiva de Raoden embora eles nunca tenham se encontrado. Ela acaba de chegar em Arelon onde foi dito que seu noivo estava morto. Ela quer descobrir o que realmente aconteceu com Raoden ao mesmo tempo em que está tentando parar o Gyorn em sua missão de converter Arelon. Hrathen, um Gyorn da religião Derethi, é conhecido por converter nações inteiras Shu-Dereth seja qual for o meio necessário. Ele chegou em Arelon com um prazo: ele tem apenas três meses para conseguir uma conversão pacífica do povo de Arelon.
Elantris é um grande exemplo de como criar personagens e histórias que são fortes o suficiente para se levantar por conta própria em um mundo maciçamente complexo e maravilhoso. Com tantas religiões, nações e locais, cada um com sua própria história e complicações, pode ser difícil entender tudo e isso coloca a história em risco de se perder em um mar de sobrecarga de dados. Há uma curva de aprendizado bastante íngreme no início do livro e para as primeiras páginas 50-100 achei difícil de tornar totalmente imerso, no entanto, uma vez que tenha sido dada toda a informação necessária você entra na história e se encontra profundamente tentando resolver os mistérios do mundo. Este é um livro que trabalha a ideia de que todo mundo tem um segredo e Sanderson usa essa ideia para se certificar de que a trama continua a ser o ponto central, dando a cada personagem claramente definidos, objetivos relacionáveis ​​ao permitir que o leitor tente descobrir todas as informações ao mesmo tempo em que os personagens.
Os três personagens principais e todo o elenco de apoio são todos escritos soberbamente, cada um com sua própria história, que lhes dá uma perspectiva única sobre a vida. Eles são pessoas complexas, com suas próprias forças e fraquezas colocadas em situações desconhecidas que são projetados para testar severamente a sua determinação. O que eu mais gosto é que Sanderson criou um monte de personagens que são legais, eu quero conhecê-los, quero que eles tenham sucesso, eu quero que eles sejam felizes. Eles são pessoas reais com problemas reais, definidos por suas ações e da maneira em que lidam com as consequências destas ações. As pessoas são a verdadeira história de Elantris, observando como esses personagens crescem quando eles são forçados a superar todos os obstáculos colocados em seu caminho é muito gratificante.
A história é contada pela rotação do ponto de vista no final de cada capítulo de Raoden para Sarene para Hrathen e depois volta para Raoden. Estes pontos de vista são agrupados em três, referido por Sanderson em seu site como "tríades", com cada ponto de vista na tríade ocorrendo em aproximadamente o mesmo tempo (ou pelo menos no mesmo dia). Isso lhe dá uma percepção do mesmo problema a partir de três pontos de vista diferentes que lhe dá uma compreensão muito maior da história, mas ao custo de estimulação.
Se você não leu ainda, coloque-o em sua lista. O ritmo lento pode ser um pouco frustrante às vezes, mas os personagens são convincentes sem falar dos mistérios intrigantes. Ao fazer um monte de grandes personagens e colocá-los em um mundo maravilhoso e misterioso, Sanderson conseguiu criar uma história original e poderosa que mostra como o ser humano pode significar muitas coisas para muitas pessoas.



Nenhum comentário :

Postar um comentário