Coluna Resenhando Por Esporte: Resenha de Prince of Thorns - Mark Lawrence




Titulo: Prince of Thorns
Autor: Mark Lawrence
Editora: Darkside
Pág: 360
Edição: 1º Edição
ISBN: 9788566636116
Skoob:  Aqui


Sinopse:
Tem início a Trilogia dos Espinhos: Ainda criança, o príncipe Honório Jorg Ancrath testemunhou o brutal assassinato da Rainha mãe e de o seu irmão caçula, William. Jorg não conseguiu defender sua família, nem tampouco fugir do horror. Jogado à sorte num arbusto de roseira-brava, ele permaneceu imobilizado pelos espinhos que rasgavam profundamente sua pele, e sua alma. O príncipe dos espinhos se vê, então, obrigado a amadurecer para saciar o seu desejo de vingança e poder. Vagando pelas estradas do Império Destruído, Jorg Ancrath lidera uma irmandade de assassinos, e sua única intenção é vencer o jogo. O jogo que os espinhos lhe ensinaram. 





Mark Lawrence é o novo nome do gênero dark fantasy, mas sua presença no cenário online somada à quantidade de marketing envolvida em sua estréia, não só no Brasil mas também no mundo, faria você pensar o contrário. Ainda mais quando levarmos em conta a qualidade deste primeiro romance. Uma leitura absolutamente cruel com uma extensão relativamente curta, Mark vai chocar você, seus personagens vão surpreendê-lo e a sua história vai penetrar em sua mente. Prince of Thorns é uma leitura atraente, com um ritmo rápido – uma vez que o fim chegou, Lawrence vai deixar você querendo mais.



Para esse tipo de fantasia, Prince of Thorns é relativamente curto, mas isso não o impede de ser denso. A maneira como o autor conta a história, usando uma prosa elegante e simples se adaptando à mente fria e calculista de Jorg, Mark Lawrence é implacável quando se trata de ritmo. A narração em primeira pessoa acrescenta imediatismo para a narrativa e permite uma visão muito melhor da mente distorcida de Jorg. E que mente cativante de se observar!
Brutal, inteligente, meio carismático e completamente determinado, Jorg possui um coração escuro, uma mente astuta e um passado conturbado, tudo isso suficiente para justificar – na mente dele – a obsessão por poder e, mais importante, vingança. Lawrence fez um trabalho maravilhoso e profundo na construção do caráter de Jorg. Ele não é apenas um garoto cruel, mas ele também possui sua agitação emocional e, apesar de vermos suas decisões como sendo resultado de sua lógica inquestionável, podemos vê-lo lutar com suas conseqüências.
O assassinato da sua mãe e irmão mais novo e o fato dele ter escapado ao ficar preso em um espinheiro, combinado à dor, tanto física como emocional, deste evento mudam radicalmente Jorg para uma mente analítica e inteligente que se esconde em um poço sem fundo, próximo a um ódio frio. Ele lavou suas concepções anteriores de moralidade e justiça, e sua nova justiça é fundada sobre a violência da dor. Lawrence caracteriza cuidadosamente Jorg combinado partes de sua calma fria e sua raiva ardente, sem carregar remorsos pelas atrocidades que fez no caminho para alcançar sua vingança e ainda determinado em sua versão distorcida de justiça.
A questão é: a mente obsessiva de Jorg sempre existiu escondida em sua pessoa ou foi criada a partir de sua experiência traumática? É uma pergunta que prefiro ficar sem resposta, pois é saudável ter esta dúvida enquanto você lê o livro, embora eu suspeite que Jorg tenha um transtorno de personalidade narcisista antes de ter testemunhado os assassinatos de sua mãe e irmão mais novo.
A vasta paisagem do Império Destruído é parcialmente descoberta neste primeiro volume, mas Lawrence é capaz de mostrar detalhes suficientes para tomá-lo brutalmente atraente. No decorrer do livro, Lawrence nos dá sugestões de que esse mundo é mais familiar do que pensamos, porém em um futuro distante. Menções tais como de Platão, Aristóteles, os hindus e até da fé cristã são feitas. Se este é o nosso mundo invertido para a Idade Média ou não, será interessante ver como Lawrence continua a expandir esta paisagem particular.
A curiosidade natural do ser humano para o que é diferente de nós, sem dúvida, desempenha um papel em manter-nos ligado em Jorg e em sua história, mas o crédito deve ser dado ao mundo de Lawrence e aos personagens criados pelo mesmo.

Prince of Thorns é o trabalho de estréia de Mark Lawrence. Se você não sabia disso, provavelmente nem iria perceber, pois sua escrita é impecável, com um fluxo lírico e descrições constantes que mantém um ritmo acelerado. A história de Jorg é absolutamente fascinante. Este é um tipo de livro que, ou você ama, ou você odeia, mas não importa em qual das duas opções você se encaixará, ele vai ficar na sua mente por muito tempo depois de terminá-lo.

Um comentário :