Coluna Livros: Resenha Dom Casmurro.

Dom Casmurro



Titulo: Dom Casmurro
Autor: Machado De Assis
Editora: Ática 
Pág: 250
Skoob: Aqui

Sinopse:

Machado de Assis (1839-1908), escrevendo Dom Casmurro, produziu um dos maiores livros da literatura universal. Mas criando Capitu, a espantosa menina de "olhos oblíquos e dissimulados", de "olhos de ressaca", Machado nos legou um incrível mistério, um mistério até hoje indecifrado. Há quase cem anos os estudiosos e especialistas o esmiúçam  o analisam sob todos os aspectos. Em vão. Embora o autor se tenha dado ao trabalho de distribuir pelo caminho todas as pistas para quem quisesse decifrar o enigma, ninguém ainda o desvendou. A alma de Capitu é, na verdade, um labirinto sem saída, um labirinto que Machado também já explorara em personagens como Virgília (Memórias Póstumas de Brás Cubas) e Sofia (Quincas Borba), personagens construídas a partir da ambiguidade psicológica, como Jorge Luis Borges gostaria de ter inventado.

Resenha:
O que falar de Dom Casmurro? É um clássico da literatura brasileira e como todo clássico tem seus encantos, e com esse não é diferente.Bentinho é uma criança que já tem seu destino traçado desde muito pequeno. Sua mãe fez uma promessa de que ele seria padre. E a medida que ele cresce, cresce também seu amor por Capitu. Bentinho inconscientemente se liga mais a Capitu a ponto de pensar nela a cada minuto do seu dia. Sua mãe, D. Glória vai adiando sua ida pro seminário, mas chega um dia em que ele se vê la . Dai em diante  ele com a ajuda do agregado José Dias, planeja uma forma de sair da solidão do seminário pra estar ao lado de sua amada Capitu.
Depois de um tempo, e de muita luta, ele sai sem magoar ninguém, se casa , e vai morar perto de seu grande amigo , que também saiu do seminário, Escobar;  vivem felizes. Ate o dia que ele descobre ,que sua Capitu tinha olhos de ressaca e jeito dissimulado . No fim acabou sozinho e casmurro, sem ter motivos pra sorrir. 

Opinião:
É uma linda historia de amor e como toda historia de amor é cheia de poesia, e como todo clássico tem seu jeito peculiar na linguagem, que é cheia de expressões diferentes e jeito de escrever no português correto. Por isso digo que vale a pena ser lido e relido.


Conhecendo o autor:
Foto -Joaquim Maria Machado de Assis
Joaquim Maria Machado de Assis, jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo, nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 21 de junho de 1839, e faleceu também no Rio de Janeiro, em 29 de setembro de 1908. É o fundador da Cadeira nº. 23 da Academia Brasileira de Letras. Velho amigo e admirador de José de Alencar, que morrera cerca de vinte anos antes da fundação da ABL, era natural que Machado escolhesse o nome do autor de O Guarani para seu patrono. Ocupou por mais de dez anos a presidência da Academia, que passou a ser chamada também de Casa de Machado de Assis.
Filho do operário Francisco José de Assis e de Maria Leopoldina Machado de Assis, perdeu a mãe muito cedo, pouco mais se conhecendo de sua infância e início da adolescência.

Postado por Cleide Borges: 
Sou Cleide Borges, Moro em pratinha MG, Curso Faculdade de Administração, Gosto muito de ler e resolvi ingressar como colunista nesse blog. Sou Evangélica, Casada, tenho 1 filho que por acaso e o dono deste blog... Vou ajudar nos Posts e nas novidades também. Beijos e Abraços a todos.

2 comentários :

  1. Oi Cleide, tudo bem?
    Estou seguindo o blog de vocês, é um amor!!!
    Sobre o livro: Eu não li, mas tenho interesse. Essa coisa de amor doentio me encanta, e também pra conhecer melhor a famosa Capitu dos olhos oblíquos hehehe Dom Casmurro é um clássico da literatura brasileira, indicado por muitos.

    Beijos,
    Estante das Fadas, seu blog encantado.
    • SORTEIO! Livro: Tapete Vermelho da autora M.S Fayes!
    Para participar basta colocar o nome completo + e-mail...
    Tá esperando o quê? ♥ Clique aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, seu blog é encantador!
      Leia o livro acho que você vai gostar, eu gosto muito de romance é meu gênero preferido, principalmente os de época.

      Excluir