Coluna Livros: Resenha "O Livro Selvagem"

O Livro Selvagem

Titulo: O Livro Selvagem
Autor: Juan Villoro
Editora: Cia das Letras
Titulo Original: El Libro Salvage
Tradução: Antonio Xerxenesky
Pág: 186
ISBN : 978-85-359-1986-8
Skoob: Aqui
Sinopse:
Juan tem treze anos e já planejou as próximas férias: quer ficar em casa e passar os dias brincando e aproveitando o sol do verão. Mas sua família está passando por uma situação difícil. Os pais acabaram de se divorciar, e, tentando se adaptar à nova vida, sua mãe decide que precisa passar alguns dias sozinha. Juan, então, tem de ir para a casa do tio Tito, um sujeito um tanto excêntrico, que ama os livros mais que tudo e tem estantes espalhadas por todos os cantos da casa. Tito detesta telefone e tudo que possa atrapalhar suas leituras, e como companhia aceita apenas os três gatos e a cozinheira. No entanto, ele adora Juan, que considera um leitor especial. Tito acha que o menino descobre muito mais coisas naquilo que lê do que os outros. E tem um plano: vai pedir a ajuda do sobrinho para encontrar uma obra singular entre as milhares que tem em sua casa, chamada “O livro selvagem”, que nunca foi lida por ninguém e que guarda um segredo destinado àquele que a encontrar. Mas por que o livro resiste à leitura? E por que Juan é o único capaz de desvendar seus mistérios? Nessa busca, entre livros, leituras e a convivência com o tio e com Catalina, a menina que trabalha na farmácia em frente da casa de seu tio, Juan vai descobrindo um pouco mais sobre si mesmo e sobre a relação da literatura com as experiências que vivemos cotidianamente.


Resenha:
Antes de começar a ler por favor solte o "Play" é importante....
Aquarela by Toquinho on Grooveshark

Juan é um garoto de treze anos, que de repente vê sua mãe fazendo purê de batata todo dia. E ele sabia que quando ela fazia purê de batata é porque algo está errado. A partir daquele momento ele e sua irmã Carmem, eram obrigados a comer purê de batata com o sal das lagrimas da mãe e cinzas do seu cigarro que caiam quando ela amassavam as batatas, mas nem percebia.
Com o passar dos dias Juan descobre que seu pai fora morar em Paris, e sua mãe precisava de um tempo sozinha. Aproveitando as ferias de verão, mandou Carmem para a casa de uma coleguinha, mas Juan teria que ficar com o Tio que ele nem conhecia direito.
O tio Tito, que todos na família falavam que era louco. A casa dele era uma biblioteca, onde os livros tinham mais valor que as pessoas. Quando chega ali Juan descobre que seu tio é viciado em Chá de Cachimbo e conhece Catalina, uma garota que assim como ele se apaixona pelos livros.
A medida que eles se envolviam com os livros, vão descobrindo seus segredos. E com a ajuda do tio tentam domar "O Livro Selvagem", uma obra, que não se deixava ler.
E tudo isso os leva a uma grande viagem de auto-conhecimento e superação.

Minha Opinião:
É um ótimo livro, agradável de ler. Só a capa poderia ser melhor, mais elaborada de acordo com o conteúdo, e não com o titulo.
É um livro que nos mostra a importância de leitura, onde as historias lidas refletem, o momento em que estamos vivendo.
Todos que sentem amor pelos livros, devem ler "O Livro Selvagem".

Feliz Ano Novo...
Postado Por Cleide Borges...

6 comentários :

  1. Olá, acabo de visitar seu blog e segui-lo. Lhe desejo foco, sucesso e força. Que conquiste muitas realizações através do mesmo. E também convido você e seus/suas leitores/leitoras a conhecer o meu blog: toobege.blogspot.com.br . Beijinhos e espero você lá também *0*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, tudo que vc me desejou eu aceito e divido com vc. Bjs mil.

      Excluir
  2. Parece interessante, eu gosto de livros que falem sobre livros, sobre a importância da leitura. Ótima resenha!
    Beijos e Feliz Ano Novo!
    livroseoutrasalegrias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, se tiver oportunidade leia que vc vai gostar, bjs.

      Excluir
  3. Oi Cleide...
    Não conhecia nada sobre este livro... Mas pelo o que você descreveu achei bem interessante a temática... Parabéns pela resenha...
    E linda a playlist... Aquarela... *-*
    Beijos
    Lylu - Relíquias da Lylu
    http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Lu...
      Acho que vai gostar desse livro ainda mais que gosta de leitura, rsrsrs...
      Também gostei muito desse playlist....
      Obrigada.
      Beijos

      Excluir