Coluna Resenhando Por Esporte: Resenha de King of Thorns - Mark Lawrence



Titulo: King of Thorns
Autor: Mark Lawrence
Editora: Darkside
Pág: 528
Edição: 1º Edição
ISBN: 9788566636246
Skoob: Aqui


Sinopse:
Este é o meu livro favorito desta excelente trilogia, pois tudo joga contra o nosso anti-herói Jorg. As apostas são altas e as reviravoltas, perfeitas. Depois de assassinar seu tio e garantir um pequeno reino nas montanhas, o jovem Jorg agora encara um inimigo carismático e poderoso - o Princípe de Arrow -, que parece destinado a reunir o Império Destruído. A ação salta entre o presente e o passado, e nos mostra como Jorg viajou pelo império e conseguiu reunir recursos e forças para enfrentar uma batalha aparentemente impossível de ser vencida. Acompanhamos também a história pelo ponto de vista de Katherine, a mulher que Jorg deseja mais do que ninguém, e que ele está destinado a não conquistar jamais. Apesar de Jorg continuar a ser o mais maquiavélico dos protagonistas, sem hesitação para matar, mutilar ou destruir, caso isso o ajude a alcançar seus objetivos, passamos a compreendê-lo melhor neste livro, e é impossível não torcer por ele. Ele consegue renovar e dar uma reviravolta brutal, explodindo com todas as armadilhas românticas da grande fantasia - lealdade, honra, o bem contra mal e a fé em um causa maior. Às vezes, quando você vê aquele cavaleiro branco em seu cavalo, com uma armadura reluzente e um sorriso brilhante, só quer atirá-lo no chão e dar-lhe um murro na cara dele por ser tão perfeito. Se você já teve essa sensação algum vez, Jorg é o cara.






King of Thorns é o segundo volume da Trilogia dos Espinhos escrito por Mark Lawrence, novo nome do gênero dark fantasy, que escreveu um dos sociopatas mais interessantes em Prince of Thorns. O terceiro volume desta maravilhosa trilogia será publicado pela Darkside Books ainda neste ano.

Memória é tudo que nós somos. Momentos e sentimentos, capturados em âmbar, arrumados em filamentos de razão. Tire a memória de um homem e tomará tudo dele. Desbaste uma lembrança de cada vez e você o destruirá tão certo como se martelasse prego após prego em seu crânio.
Pág. 63-64

No primeiro relato da vida de Jorg, descobrimos um jovem muito pertubado que canaliza sua raiva e emoções em ações desenfreadas. O adolescente, que agora virou rei, cresceu e as suas motivações misturaram-se com a recém-descoberta de dois irmãos que ameaçam seu reinado, a defesa do seu domínio recém-adquirido, a pesquisa e os estudos dos chamados Construtores, reunião de família e casamento. Os temas podem fazer de Jorg alguém mais humano, menos egoísta, mas isto é só um meio para uma finalidade, ferramentas que o mantém à frente do jogo, tudo em troca de uma retribuição, abnegação e a busca megalomaníaca do seu reinado final.
Onde o livro um foi um passeio cheio de ações brutais através de um enredo que me surpreendia a cada turno, o livro dois seguiu um rumo diferente. O foco da história é principalmente sobre o funcionamento interno de Jorg. O conflito mental e a mudança do príncipe sombrio em um rei um pouco mais velho. Como em qualquer outro livro, há a força inimiga esmagadora, mais próximo a isso e ainda mais importante, Jorg tem que lutar contra si mesmo a cada passo. Ele ainda não está arruinado por qualquer consciência, mas ele chega a um entendimento de que todo mal cometido volta ao redor de alguma forma.
Reconhecimento não é a palavra certa para ele, pois Jorg parece estar fazendo o seu melhor para convencer a si mesmo e os leitores de que ele ainda é o mesmo que antes, de que ele não se importa onde enfia sua espada quando se trata de chegar mais perto do seu objetivo.
A idade deste narrador, que nos conta o seu caminho sangrento que levou após ser jogado nos arbustos de uma roseira-brava até o banco da soberania de seu tio, era um fator de irritação para alguns leitores. Na verdade, ele é um personagem jovem. Mas por que isto incomoda a alguns? É possível alguém conseguir realizar os feitos que Jorg conseguiu, especialmente quando se pensa em uma vinda não natural da idade? De qualquer forma, como já dito acima, Jorg é mais crescido agora. Imagine alguém que, com treze ou catorze anos, já é perigoso com um empenho de um coadjuvante, uma necromancia peculiar no sangue, uma irmandade de assassinos leias e impiedosos, e um domínio sobre uma pequena nação, incutindo medo em todos. Lawrence criou um protagonista que é capaz de rivalizar com personagens muito poderosos.
Inegavelmente, de tempos em tempos, o jovem vai se encontrar de frente com tais nêmeses, mas no final será que ele será seu único inimigo? O fato de ele saber que ele pode ser considerado insuportável para seus parceiros, infunde nele a confiança necessária para prevalecer em cada situação. Em King of Thorns, Jorg está enfrentando uma ameaça considerável e, assim como em Prince of Thorns, a narrativa não é feita em uma linha de tempo contínua, variando com capítulos de flashbacks de quatro anos atrás. As oportunidades que Jorg tem no presente são explicadas nos flashbacks em momentos certos. A história do presente não poderia ser mais cativante se não fosse à possibilidade de Jorg tem vários ases nas mangas, todos eles horríveis e brilhantes.
Para se proteger de si mesmo, Jorg extrai algumas memórias nas quais podem ser redescobertas ao abrir uma caixa misteriosa. Levando em conta a narrativa principal, o ressurgimento de suas memórias e as páginas do diário de seu amor ferido Katherine Ap Scorron, o livro poderia se tornar confuso. Surpreendentemente, o livro flui sem problemas, criando um padrão que nos mantém a beira da excitação ao longo do romance inteiro.
Outro grande feito de Mark Lawrence é a cruel reviravolta da resposta emocional que ele cria para o leitor. A empatia por Jorg é algo conseguido facilmente em King of Thorns, mas então o autor, intencionalmente ou não, brinca com isto. Ao ler o livro, houve momentos em que me encontrei à beira da traição para com os meus sentimentos em relação a Jorg e esse aspecto cria realmente uma reação monumental para alguns eventos graves.
Há uma certa falta de explicação digna para o sistema de magia do mundo em que Jorg está inserido, o que faz com que alguns acontecimentos sejam estranhos, mas não é nada que não possa ser inteiramente explicado no terceiro livro.
A narrativa é simplesmente um paraíso de introspecção para o leitor em busca de um colapso do comportamento humano em circunstâncias em que um psicopata em busca de equilíbrio descobre que a única maneira de sobreviver é mudar. Essas “explosões” de ações podem até ser legais, mas as razões por trás disso podem ser perturbadoras para alguns.
Jorg explica seu ponto de vista sobre tudo. Além disso, as epígrafes nos finais dos capítulos sobre os irmãos de Jorg ainda estão presentes e elas aumentam a sabedoria peculiar das personagens que cercam o homem. O único elemento que diminui essa exploração é a percepção de que os outros podem influenciar a mente do nosso rei dos espinhos.
Às vezes é difícil para um sequência superar as expectativas que surgiram do primeiro livro. Posso dizer que as minhas foram, me convencendo do brilho que Lawrence possui. Não fazendo mais do mesmo material - eu teria gostado do mesmo jeito – mas evoluindo a história em algo ainda mais profundo.
Em minha opinião, esta história solidifica Mark Lawrence como um nome sólido na minha coleção de livros e ele pode ter certeza que lerei qualquer outro livro lançado dele.
Sombrio, imprevisível, emocionante, chocante, sangrento e uma leitura obrigatória. Eu simplesmente não consigo encontrar palavras suficientes para elogiar.



2 comentários :

  1. Já tinha visto este livro antes e me interessado muito pela capa, mas não tinha buscado informações sobre ele ainda. Bom saber que ele é parte de uma trilogia, senão a tonta ficaria muito brava quando visse que deixou essa informação passar batida kkkk

    Gostei bastante da tua resenha, conseguiu despertar minha vontade de ler :D

    bjs

    www.confraria-cultural.com

    ResponderExcluir

  2. Amei seu cantinho,segue eu sigo de volta?deixe o link do seu blog no meu blog,para que assim eu possa estar te seguindo de volta
    http://anunciosparceriasdivulgacao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir